Camisetas

Incrível como nossas roupas estão sempre nos identificando. De onde somos, o que somos, nossa religião, nossas emoções – vermelhas? verdes? – está tudo escrito no nosso vestir.

É isso e por isso que aconteceram as camisetas PuisiaPluralOrixás. Cheias de puro Axé!

E o que é Axé? O dicionário diz que Axé é a energia vital de cada ser, força, energia sagrada de cada Orixá… e que é expressão usada para se desejar felicidade.

E o que é Orixá? São nossos ancestrais divinizados que se transformaram em rios, árvores, pedras, mares, raios, chuva. Eles nos amam.

“Tudo que é criado, é criado por uma força do incriado, do invisível, do indivisível, é força transcendente, externa que está fora da compreensão humana, os Orixás. (DEUS)”

Camisetas são panos que nos caem ao comprido, ao largo, que nos abrigam a pele dos arrepios do frio, dos suores do calor. É isso e por isso que aconteceram as camisetas PuisiaPluralOrixás. Cheias de puro Axé!

E, se elas contêm puisia – PuisiaPluralOrixás – e estão carregadas de puro Axé!,  esse conforto até nos alimenta, nos enche de brilho a transitar o ar. O auxílio é luxuoso, o bem-estar, prazenteiro.

As camisetas, as nossas primeiras camisetas, trazem os Orixás criados pela ilustradora Maria José Boaventura*. Desenhos exclusivos. Como será tudo o que temos a oferecer a vocês. O nosso carinho em forma de puisia perfumada, desenhada, pintada, escrita…

Sobre a língua Youbá e o culto aos Orixás

De tradição oral até o século XIX, o Yorubá é dividido em muitos dialetos e falado nas diferentes regiões da Nigéria, em Benin, Togo, Serra Leoa e em Cuba.

Atravessou o Atlântico pelos porões dos navios negreiros e sobrevive até hoje no Brasil, com maior vigor na Bahia, protegida pelas comunidades de Candomblé em cânticos, rezas e expressões diversas. Assim, fazem perdurar suas tradições seculares, inclusive o culto aos Orixás que é feito em Yorubá.

Naturalmente, usamos muitos termos Yorubás na linguagem do dia a dia:

– na comida, acarajé, caruru, vatapá que tanto nos enche a boca d’água, são alguns deles.

– no carnaval, tem abadá, afoxé, agogô – para ”um dia, afinal” ter “direito a uma alegria fugaz/Uma ofegante epidemia/Que se chamava carnaval/O carnaval, o carnaval”, como diz no Chico.

Todas palavras da nossa rica ascendência africana.

A introdução acima tem como objetivo explicar o porquê de termos trazido o nome dos Orixás, as saudações e suas ferramentas grafadas em Português.

Por exemplo:

– Àse será Axé

– Orìsà será Orixá

O S (com um pontinho embaixo) se pronuncia com som do nosso X, mas o X  do Português não existe na língua Yorubá. Tomara tenhamos facilitado.

Então, Axé para todos nós, que significa energia, poder, força!

Os Orixás

Os Orixás correspondem a sinais da força da Natureza – água, terra, fogo e ar. O que os fez chegar tão pertos de nós foi a vivência terrena. Aqui, aprenderam a ter controle sobre rios, mares, florestas, raios, raios, chuvas, sol.
Cada Orixá tem sua simbologia particular – cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos, horários.
Durante a escravatura, os africanos foram proibidos e cultuar seus Orixás, resultado disso foi o sincretismo. Seus deuses precisavam se manter vivos em suas almas, por isso os associaram aos santos católicos aos quais, disfarçadamente, prestavam culto.
Hoje, com total liberdade, que foi conquistada, para reverenciar nossos Orixás, o Candomblé é uma religião que traz os Órikis como livro sagrado.

A palavra Orixá tem diversos conceitos – òri é cabeça; sà é iluminação –, um deles: “espírito iluminado.

Nossa Senhora Aparecida e Jesus no Horto

Segundo os ensinamentos, a doutrina católica foi transmitida por Jesus Cristo para apresentar à Humanidade o caminho da salvação e da vida eterna.
A nossa fé se faz maior pela humildade, pela oração. A prática de boas ações nos conecta com Deus – em qualquer religião e sob qualquer nome que Ele seja rezado.

Contato / Atendimento

Informações

Atendimento

Segunda à Sexta:
10:00 - 18:00 horas

Sábado:
10:00 - 12:00 horas

(11) 97221-2195